O Blog do Junior tem como objetivo poder partilhar o conhecimento e aprender com as experiências de cada pessoa.


domingo, 7 de março de 2010

O Jovem de Hoje!

Bom, o primeiro assunto que quero colocar aqui esta relacionado ao modo como os jovens de hoje encaram a vida. Quero discutir nesta postagem um pouco do comportamento deles e a visão de mundo que muitos têm.

Confesso que ultimamente ando um pouco decepcionado com a juventude. Quando falo sobre a juventude não estou me excluindo deste bolo, estou apenas generalizando. Achei que a minha geração ia marcar positivamente o mundo, mas não é o que vejo.

São poucos os que são capazes de conversar sobre assuntos diversos, incluindo política, situação econômica mundial, grandes catástrofes ou simplesmente as notícias do Jornal Nacional. Este fato muito me entristece, e deve entristecer mais ainda nossos pais. Pois, a juventude deles sim lutou e melhorou o mundo. Eles fizeram a parte deles deixando um mundo melhor para nós. Se não fossem eles ainda viveríamos em uma época de terror onde a expressão era cerceada. Certamente não poderia estar escrevendo hoje o que vocês lêem se não fossem eles. Muitos perderam suas vidas, mas entraram para a história por terem lutado pelo que achavam justo. Isto sim é um legado, que será lembrado por todos nós.

Mas retomando a minha decepção com esta juventude, vejo que nem tudo está perdido quando alguns jovens brilhantes lutam por um mundo melhor. Mas estes são a minoria e não chegam a fazer grande fumaça que possa ser vista pelos outros.

O que vejo hoje são jovens cada vez mais limitados, sem vontade própria e sem motivação para lutar e vencer na vida. Quando digo lutar não me refiro à revoltas, nem mesmo guerras ou algo do tipo. Quero me referir à grande luta do dia-a-dia, luta essa que engloba as adversidades e os desafios diários. Muitos só querem saber sobre o que está na moda ou se um novo modelo de Ipod será lançado. Não sou contra as novas tecnologias nem as grandes empresas, porém questiono até quando o jovem será vazio. As pessoas não querem mais saber sobre o mundo querem apenas viver suas medíocres vidas, ignorando tudo que esta ao seu redor. Será este o modelo de vida do século 21? Será que estamos fadados a ser meros personagens coadjuvantes em nossas vidas? Pois bem, acredito que infelizmente isto irá acontecer com muitos.

Minha revolta não para com a simples indiferença que o jovem tem com o mundo. Fico também chateado quando vejo muitos jovens desperdiçarem suas vidas bebendo e usando as mais variadas drogas. E quando digo isto não me refiro apenas aos jovens das classes baixas, que muitas vezes não tiveram oportunidades na vida e que acabaram por trilhar os caminhos mais difíceis. Me refiro também, aos jovens das classes mais altas. E a minha tristeza é ainda maior com estes, pois com certeza, tiveram a opção de trilhar outros caminhos que não o das drogas. Dói muito dizer isto, pois vejo essa realidade todos os dias. Trabalho em um centro especializado em atender pacientes intoxicados, e, quase todos os dias, recebo pacientes jovens e muitas vezes ricos, que acabam por exagerar nas doses das drogas e passam mal, algumas vezes acabam morrendo.

A juventude encara a vida como uma grande micareta, acham que tudo se resume a festas e baladas. Mas a vida não é só isso. Temos que lembrar que vivemos em sociedade e que não estaremos aqui para sempre. Somos mortais, temos que nos divertir sim, mas com moderação. Tudo na vida tem seu tempo e sua hora. Só que o jovem de hoje é imediatista. Quer tudo do seu jeito e na mesma hora. Não importa se vai prejudicar alguém ou a ele mesmo. Talvez seja por este motivo que vemos a banalização da violência e outros problemas que atingem a sociedade moderna.

Infelizmente acho que estamos fadados ao fracasso se não mudarmos a juventude de hoje. Reparo nas adolescentes de agora e todos os seus assuntos são fúteis e quase sempre inúteis. Será que elas são vítimas de uma sociedade marcada pela propaganda ou simplesmente não quiseram questionar o mundo que está ao seu redor?

Conto com todos vocês para pensarmos a respeito das idéias que aqui expus. Não estou escrevendo porque quero mudar o mundo ou a forma que as pessoas vêem o mundo, queria apenas construir uma sociedade melhor, mais justa, mais igual e mais politizada. Na verdade gostaria mesmo de colocar uma dúvida na cabeça de cada um, pois o mundo só chegou onde está a partir de perguntas. Não foram as respostas que mudaram o mundo. Foram sim as perguntas que levaram a estas respostas. Vamos dar valor à maior dádiva do ser humano: Vamos pensar!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com sua visão..
    muito bom esse texto...

    ResponderExcluir