O Blog do Junior tem como objetivo poder partilhar o conhecimento e aprender com as experiências de cada pessoa.


terça-feira, 27 de abril de 2010

MEDICINA

Olá pessoal, é bom estar de volta. Desculpem-me pelo período de ausência, não tive tempo para postar aqui, pois, estava em semana de prova... Contudo, agora voltamos à normalidade!

Este texto é, ao mesmo tempo, uma reflexão e um desabafo. Hoje quero dissertar pela primeira vez, desde que criei o Blog, sobre medicina. Quero falar especificamente das dificuldades que todos os acadêmicos têm que enfrentar. Quero lembrar de pontos importantes, como a juventude que se perde (por opção é claro) durante o curso, quero lembrar também das noites mal dormidas e principalmente das notas das provas, que nem sempre refletem o conhecimento adquirido.

Bom, antes de mais nada, lembro há todos que sou apenas um louco estudante que gosta de expressar o que sente através de texto.

Há aproximadamente 4 anos recebi uma notícia que mudou completamente a minha vida, estava aprovado no vestibular para o curso de medicina com apenas 17 anos. Fiquei em completo estado de êxtase, minha alegria não cabia dentro de meu corpo. Todos da minha família tinham um sorriso que ia de orelha a orelha. Lembro-me bem da felicidade de meus pais e do sentimento de orgulho que eles expressavam por mim. Minha mãe ligou para toda a família para informar, em pouco tempo o meu telefone não parava de tocar. Bom aquele dia foi inesquecível... Tenho certeza que aquele dia foi um dos melhores de minha vida! Mas junto com o bônus vem o ônus e é ai que o nosso texto de hoje começa...

Engana-se aquele que pensa que a parte mais difícil da faculdade de medicina está em ser aprovado no vestibular. Acreditem, o pior ainda esta por vir. Se no cursinho pré-vestibular vocês achavam que estudavam, estão enganados! A faculdade de medicina é muito puxada, muitos desistem logo nos primeiros meses.

Os que conseguem persistir na faculdade têm que fazer escolhas que muitas vezes os afastam de tudo e de todos que o cercam. Já ouvi muitas pessoas comentarem que os médicos são seres que se sentem superiores ou que médico só anda com médico. Tenho certeza que no decorrer desse texto vocês vão entender o real motivo dos médicos normalmente andarem quase que exclusivamente com médicos. Mas, para matar um pouco da curiosidade de vocês, adianto que um dos maiores motivos para isto acontecer é o fato de terem que escolher dedicar sua vida a medicina, e, quando falo dedicar à vida a medicina incluo a parte de perde, ou melhor, de deixar de ter os melhores anos de sua vida, para se dedicar a arte que ama.

Quando cito repetidas vezes que o médico deixa de ter os melhores anos de sua vida quero falar, que para ser um bom médico, às vezes, temos que abrir mão de algumas (ou melhor, quase todas) festas, reuniões de amigos e outros eventos sociais, para se dedicar a enfiar a cara nos livros e comer-los muitas vezes. Porém, eu acho que isso tudo vale apena quando se faz algo por amor. São nessas horas que muitos se questionam e refletem sobre se realmente tem vocação para este sacerdócio.

Aproveitando que falei sobre enfiar a cara nos livros e comer alguns deles, quero lembrar a todos que as noites não foram feitas para dormir, elas foram feitas para colocar a matéria em dia. Dormir é para os fracos! Muitos professores quando reclamamos que não temos tempo para estudar a matéria toda simplesmente falam: “O que você faz de meia noite às seis da manhã? Pois bem, se quiser você tem tempo para estudar!” A vida é assim, e ai de você se não estudar...

Agora o que deixa todo e qualquer estudante de medicina furioso e em estado de depressão, são as notas baixas! Isso mata o pobre coitado, que já abriu mão da sua vida social e de suas noites e ainda por cima não conseguiu alcançar a tão sonhada média. O bichinha infeliz essa tal de média! É triste para um estudante de medicina ter que se contentar com a média, eles normalmente não estão acostumados a se contentarem com a média, nenhum deles quer ser mediano, principalmente porque na escola eles nunca eram medianos, estavam acostumados a serem os melhores, mas a realidade na faculdade é dura, e, estar na média é sensacional, é quase comparada aquela sensação da aprovação no vestibular... É duro ter que admitir isso, mas é bom demais ter a média! Ela além de te tranqüilizar te garante férias maiores e ainda te livra da praga da prova final, que além de ser totalmente discursiva ainda engloba toda a matéria do semestre!

Depois desse texto desabafo, quero encerra ratificando que MEDICINA é igual a AMOR. Medicina é amor a vida, é amor ao próximo e acima de tudo é amor ao dom maior que Deus nos deu, que é pensar. Tudo que temos hoje na medicina surgiu do pensamento de alguém, em algum lugar, durante a evolução humana!

Agora uma brincadeirinha: MEDICINA = ACABAR COM A MINHA VIDA PARA CUIDAR DA SUA!

OBS: Quero lembrar a todos que a medicina não caminha sozinha e que os médicos não são melhores que ninguém, hoje, mais do que nunca, temos a real noção de que todas as ciências da saúde devem caminhar juntas para que possam propiciar um atendimento holístico do paciente e com isso ter um melhor prognóstico para o enfermo.

Muito obrigado pela atenção de todos! Um beijo no coração de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário